Este blog é um espaço para repensarmos nossa forma de ensinar e aprender no século XXI. Buscamos criar o novo a partir das interações entre os sujeitos conectados e interligados no mesmo desejo de evoluir.
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sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ludotecas

As Ludotecas constituem-se num projeto de educação não formal que utiliza uma metodologia lúdica criativa. Podem ser aplicadas na escola ou fora dela.
Se originaram em meados do século XX, na Europa e nos Estado Unidos, inicialmente como um empréstimo de brinquedos. Após o III Congresso Mundial de Ludotecas, realizado em Bruxelas em 1984, passou-se a ter uma nova concepção de ludotecas, sobretudo inspiradas em experiências pedagógicas latino-americanas. Em Uberaba no ano de 1986 se fundou a FLALU confirmando a nova concepção de ludoteca onde se ressalta o protagonismo das crianças se expressando, ficando o empréstimo de brinquedos em enésimo plano.
Segundo Dinello (2004), as ludotecas possuem algumas qualidades como:
- O protagonismo de quem está em situação de jogo: a criança é livre para se expressar e criar, dando ênfase a sua autonomia.
- A interação de heterogeneidades dos protagonistas: crianças de diferentes idades e adultos interagindo, o que implica numa troca entre diferenças e conseqüentemente possibilidade de aprendizagem e de mudanças em cada um dos atores.
- Um espaço de afirmação de identidades: através das atividades lúdicas é possível desenvolver sentimentos construtivos, que de certa forma evitam a autodestruição pela agressão social.
- A complementaridade das áreas de expressão: por ser um espaço com uma variedade de atividades ludocriativas tende a envolver as cinco áreas de expressão: plástica, música, cenografia, jogos e folclore.
As ludotecas envolvem atividades de jogos recreativos, danças folclóricas, teatro, artes plásticas, artes musicais, narrativas, lendas, utilizando vários objetos como caixas, potes, roupas velhas, tecidos, etc.
Segundo Negrine (1994), os espaços lúdicos são ambientes férteis que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento, além de socializar os indivíduos. Assim, a criação de ludotecas, segundo ele, pode vir a ser uma das alternativas pedagógicas informais, interessantes dentro do nosso contexto social, uma vez que são inúmeras as crianças em situação de risco social.
As infinitas possibilidades de se desenvolver atividades de expressão, segundo Dinello (1998), podem ser agrupadas em cinco áreas específicas, que podem ser organizadas separadamente ou integradas umas as outras:
- Área de expressão plástica: através de traços e marcas de todo tipo; realização de esculturas e volumes utilizando massas e materiais diversos; colagens e criação de maquetes, relacionando tudo isso as estruturas lógico matemáticas.
- Área de expressão musical: com a exploração e produção de ruídos e sons diversos; ensaios de cantos e harmonização sonora; experiências de diferenciação auditiva, tudo naturalmente em relação com a alfabetização e comunicação social.
- Área de expressão cênica: utilizando disfarces, jogos de papeis, dramatização de contos e lendas, fantasias, máscaras, fantoches, representação de teatros, tudo com relação ao processo de amadurecimento da pessoa.
- Área de jogos e movimentos no espaço: com a evolução do corpo fazer jogos de corrida, saltos, cambalhotas, jogos de equilíbrio, jogos com objetos e circuito de obstáculos, tudo em relação a evolução da imagem do esquema corporal e da coordenação psicomotora.
- Área de iniciação cultural: com rodas e jogos tradicionais, cantos, narração de contos e lendas, tudo em relação a identidade da pessoa e valores culturais regionais.

Um comentário:

Felipe Pereira disse...

Oi Mi quanto tempo... Passei para mandar um bjao e dizer que teu blog ta muito rico e interssante!
Quando aparecer por jlle da um tq!
abraço!
Felipe Pereira