Este blog é um espaço para repensarmos nossa forma de ensinar e aprender no século XXI. Buscamos criar o novo a partir das interações entre os sujeitos conectados e interligados no mesmo desejo de evoluir.
RSS

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Janeiro de 2010 na UDE - Turma de Mestrado e Doutorado

O MOMENTO ATUAL REQUER REFLEXÃO...

É hora de modificar o cenário educacional e utilizar uma proposta metodológica que reconhece o protagonismo de quem aprende bem como as interações multiplicadoras decorrentes das situações de aprendizagem.
Num contexto sócio-cultural procura-se compreender a evolução do meio educativo, bem como a prática pedagógica que dimensiona uma reelaboração metodológica priorizando o ensino a partir do protagonismo de quem aprende.




Assim, a Pedagogia da Expressão Ludocriativa visa o crescimento de todos os sujeitos que pelas vivências são capazes de elaborar conceitos e extrair conclusões acerca de si e do mundo.



A Metodologia da Expressão Ludocriativa proposta pelo Prof.Dr. Raimundo Angel Dinello, aborda renovação do processo educativo, pois promove a afirmação de identidade, valoriza a potencialidade de cada indivíduo e reconhece as vigências dos valores humanos.
“As atividades lúdicas têm seu infinito valor para o desenvolvimento, interação, comunicação, expressão e criatividade; de situações novas e estimulações agindo como integradoras sócio-cultutais.” (DINELLO, Raimundo Angel. Expressão Ludocriativa. 1 ed. – Uberaba: Universidade de Uberaba, 2007, p.67)
Para Dinello (2009), o fato de experimentar usando objetos permite manifestar seus sentimentos, emoções, inquietações e assumirem oportunidades às diversas formas de relacionar-se com outros objetos.


“O homem que aprende é como o artista que explora sua sensibilidade, que descobre uma realidade com a qual amplia seu saber, combinando vários procedimentos de sua racionalidade.” (DINELLO, Raimundo Angel. Pedagogia da Expressão. 2 ed. – Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p.28)
“A imaginação dá um tom e um colorido à experiência que transforma em vivência única. Diversos tem sido os aportes a esta ideia de relacionar a educação e o ensino com as vivências.” (DINELLO, Raimundo Angel. Pedagogia da Expressão. 2 ed. – Uberaba: Universidade de Uberaba, 2009, p.31)






Fonte: Acervo da autora - UDE

Um comentário:

Michelle Mogami disse...

ola, que legal que vc ta presente e movimentando o Blog! Parece que eu conheço essa galera bacana!!!! bjs e saudades