Este blog é um espaço para repensarmos nossa forma de ensinar e aprender no século XXI. Buscamos criar o novo a partir das interações entre os sujeitos conectados e interligados no mesmo desejo de evoluir.
RSS

sábado, 28 de novembro de 2009

As Ludotecas

As Ludotecas

Ludoteca que vem sendo realizadas as terças-feira no período vespertino e sextas-feira no período matutino em Uberaba/MG, no CEMEA Dona Lindu - bairro Boa Vista:


De acordo com Raimundo Dinello, as ludotecas são um espaço de expressão lúdico criativa de crianças, jovens e adultos. Têm a finalidade de favorecer o desenvolvimento da pessoa humana numa dinâmica de interatuação lúdica. Proporciona a estruturação afetivo-cognitivo da criança, socializam criativamente o jovem e mantêm o espírito de realização do adulto.

Funcionam num local amplo, ou ao ar livre nas Praças Públicas, nos Parques arborizados, ou em centros educacionais não formais, ou em ante salas de hospitais, de supermecados, de estação de ônibus, etc. Possuem uma regularidade de horário, ou seja, tem um dia certo para funcionar, desta forma a população local pode se organizar para participar da ludoteca.


As ludotecas envolvem as cinco áreas da Expressão: artes plásticas, cênicas, jogos recreativos, contos folclóricos, artes musicais, utilizando objetos múltiplos de sucata, fantasias, bolas, cordas, tintas, revistas, jornais, argila, brinquedos, madeiras, instrumentos simples de musicalização.
O Jogo - Ludotecas. Raimundo Dinello.


Nenhum comentário: